terça-feira, 3 de maio de 2011

Sopas & Caldos

A estação mais fria do ano já começa a dar sinais de quem vem com tudo este ano. É neste momento em que a preguiça de lavar e higienizar frutas e verduras aparece, junto com aquela vontade de tomar algo bem quentinho. Caldos, sopas, consumês: é possível comer algo quentinho, saudável e muito prático.

Vamos, então, conhecer um pouco desses alimentos que têm o poder de nutrir e ainda nos aquecer durante o inverno:

CALDOS: são da família da sopa, porém se destacam por serem mais espessos e engrossados e conterem ingredientes sólidos. Em geral são cozidos com menos água e por um tempo mais prolongado em fervura leve.
CONSUMÊ: trata-se de um caldo geralmente de carne, com sabor concentrado, porém clarificado. Podem ser servido com gema de ovos, croutons e trufas entre outros ingredientes.
SOPAS CLARAS: em geral são mais líquidas que os caldos. São feitas à base carnes, aves, peixes, vegetais e grãos, entre outros ingredientes fervidos em água quente para extrair o sabor dos alimentos.
SOPAS CREME: são feitas como as sopas claras e podem variar nos ingredientes e temperos. A diferença esta na finalização: são processadas em forma de purê ralo, por meio de liquidificador, mixers, processadores ou passadas na peneira.

QUAL O VALOR NUTRICIONAL DAS SOPAS? E DOS CALDOS?

O valor nutricional depende dos ingredientes adicionados. As mais calóricas e ricas em gorduras são aquelas preparadas à base de cremes de leite, carne seca. Aquelas cujo ingrediente principal é a mandioca, a batata, a mandioquinha, a ervilha, o macarrão ou o arroz também são calorias, pois são ricas em carboidrato.

Os caldos, por sua vez, são ricos em vitaminas e servem de base para a sopa e outras preparações culinárias. No entanto, muitas vezes são ricos em gordura, que pode ser facilmente retirada. Como? A gordura, quando esfria, torna-se sólida; por isso, se a questão é uma remoção grosseira, no sentido de só retirar o excesso, basta colocar o caldo na geladeira, esperar por umas 3 ou 4 horas e remover a parte branca com uma colher ou escumadeira. Para retirar a gordura com a preparação ainda no fogo, coloque uma ou duas claras em neve na preparação e mexa, a clara vai endurecer pelo cozimento e como boa parte da gordura fica na parte superior vai acabar ficando fixada nas claras. Depois remova as claras com uma peneira fina. Para retirar alguma gordura que possa ainda ter sobrado, espere o caldo esfriar um pouco e passe por um pano branco. Dessa maneira, são ótimos substitutos para os caldos industrializados: prepare o caldo em casa e coloque em forminhas de gelo; dessa maneira, você pode usá-lo aos poucos, nas reparações que quiser: pratico, fácil e saudável!

QUAL A QUANTIDADE DE FIBRA PRESENTE NESSES ALIMENTOS?

No caso dos caldos, estes não apresentam nenhuma fonte de fibra alimentar. Em relação às sopas, a presença da fibra irá depender dos ingredientes adicionados a ela. Por exemplo: uma sopa à base de leguminosas (feijão, grão de bico) ou vegetais (couve, rúcula, alface) terá boa quantidade de fibra; por outro lado, aquelas preparadas à base de macarrão, arroz ou batata, terão pouca ou nenhuma quantidade de fibra.

QUAL O MODO DE PREPARO MAIS INDICADO PARA SOPAS E CALDOS, VISANDO OTIMIZAR A ABSORÇÃO DA MAIOR QUANTIDADE POSSÍVEL DE FIBRAS E NUTRIENTES OFERECIDOS PELO ALIMENTO?

Para aproveitar melhor as purinas, substância presente na carne e liberada para o caldo, adicionar a carne quando a água ainda estiver fria, desta forma a purina é liberada gradualmente, à medida que a água for esquentando. No que se refere às sopas, se esta for consumida por inteiro (caldo e legumes em pedaços), não importa o momento em que estes serão adicionados. No entanto, se a sopa for coada – sem o consumo dos legumes -, os vegetais devem ser adicionados com a água ainda fria, para que transfira seus nutrientes para a água

NO INVERNO, MUITAS PESSOAS ADOTAM ESSE TIPO DE ALIMENTAÇÃO. ESTA ESTAÇÃO É A MAIS PROPÍCIA PARA INGERIR ESSE TIPO DE ALIMENTO?

Sim, pois quando consumidas quentes podem ajudar no conforto térmico. No entanto, já não é mais um prato exclusivo para inverno; as sopas estão sendo bastante utilizadas no verão como sopas frias, que servem como entradas de muitos pratos.

UMA PESSOA PODE SE ALIMENTAR DE SOPA E CALDO NA HORA DO ALMOÇO E DO JANTAR?

Sim, porém nem sempre atingirá seu valor calórico necessário, devendo ser complementado através das outras refeições.

ESSE TIPO DE ALIMENTAÇÃO SUPRE TODAS AS NECESSIDADES DO ORGANISMO?

Vejamos o caso de uma pessoa saudável que necessite de 2.000 Kcal por dia. Só no almoço suas necessidades nutricionais serão de aproximadamente 700 Kcal. Desta forma, esta pessoa deve consumir a quantidade de sopa equivalente a seu gasto calórico (a quantidade varia de acordo, também, com o tipo de sopa, pode ser mais ou menos calórica), devendo esta ser composta por todos os grupos alimentares, complementando a refeição com uma fruta. Caso a sopa em questão não preencha as necessidades nutricionais, deve ser servida somente como entrada para uma refeição completa.

DEVEMOS UTILIZAR AS SOPAS E OS CALDOS EM OUTRAS ÉPOCAS DO ANO?

Sim, escolha a melhor receita para cada estação, levando em conta ingredientes que variam de acordo com a época, e bom apetite!!!

http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/sopas.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário