Quem não ama batata chips (Potato Chips)? E se hoje você pode se deliciar com elas a culpa é do chef George Crum.George Crum criou o salgadinho mais famoso do mundo em 1853 em um Resort em Saratoga Springs - Nova York.
De saco cheio com um cliente que pedia e devolvia suas batatas fritas repetidas vezes, reclamando que não estavam crocantes, muito grossas e muito gordurosas; George Crum resolveu fatiar as batatas o mais fino que pudera e fritá-los em gordura quente e depois cobri-las com sal e o apelidou de "Saratoga Chips".
O cliente finalmente aprovou a receita e rapidamente "Saratoga chips" se tornou um artigo popular no resort e rapidamente ficou conhecido em outros lugares.
O salgadinho foi produzido em escala para o consumo doméstico, porém a forma de armazenamento deixou o produto não viável. Eles eram armazenados em barris ou em latas.A história começou a mudar no ano de 1920, quando Laura Scudder inventou o saco vedado que conseguiu manter assim os chips frescos por mais tempo.
Hoje em dia os salgadinhos são empacotados em sacos de plástico ou alumínio e possuem uma variedade enorme de sabores e é sucesso em todo o mundo.
http://www.sitedecuriosidades.com/ver/a_invencao_da_batata_chips.html





O nome do museu é Frietmuseum e se encontra em Bruges. É antes de tudo uma curiosidade que não deixa de ser divertida. O Museu da Batata Frita nos conta a história dessa delícia originária da América do Sul e que hoje está espalhada em cada canto do planeta. A razão pela qual o Museu da Batata Frita está na Bélgica, é porque segundo os belgas, a fritura de batatas foi inventada por eles.
Acredita-se que a batata crescia no Perú e Bolívia há milhares de anos, sendo a dieta básica dos povos andinos. Hoje a batata se prepara de mil e uma maneiras. Isso porque em sua chegada à Europa, era considerada inapropriada para seres humanos. O tempo fez com que a batata ganhasse a batalha de popularidade. Hoje ela é base alimentar para milhões de pessoas e as receitas para prepará-las, variam de um local para outro, sendo como acompanhamento ou como ingrediente principal de um prato.
O Frietmuseum exibe desde pinturas, objetos relacionados a esse alimento, fotos e até um curta-metragem que nos ensina a melhor receita e modo de preparar batatas fritas. Ao sairmos do museu, um restaurante nos espera com pratos a base de “batatas”, logicamente.
Visite o site oficial:
CULTURA: AGENDA CULTURAL – ABRIL/2011