terça-feira, 7 de junho de 2011

UP JULHO - FONDUE DE CHOCOLATE

A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699. Contrariamente à crença popular, não teria sido inventada por pessoas vivendo nos alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas.Assim, durante os séculos XVIII e XIX a fondue teria sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.

Na década de 1950 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma "coisa de homem" na Suíça. A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa. Dentro da região Jura/Savoie fica a cidade de La Chaux-de-Fonds que diz ser o berço do fondue de queijo.Esta cidade é conhecida essencialmente pela manufactura de relógios.É considerada a principal cidade no fabrico de relógios na Suiça.

Neste mês de Junho o Gigabom lança uma super novidade em Toledo, o Fondue Express (diversas frutas in natura repletas de chocolate preto ou branco). Venham apreciar essa delicia.


Receita de Fondue de Chocolate

250 g de chocolate ao leite

250 g de chocolate meio amargo

100 ml de vinho branco

100 ml de creme de leite fresco

Frutas da época


Modo de preparo:

Pique o chocolate e coloque numa panela junto com o vinho branco. Leve ao fogo brando para derreter, acrescente o creme de leite e sirva em seguida. Degusta-se a fondue de chocolate com frutas da estação (morango, abacaxi, banana, kiwi, maçã, etc.) cortadas em cubos pequenos que serão mergulhados no chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário