quinta-feira, 26 de maio de 2011

O delicioso sabor do Vinho...

O vinho é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Européia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.

A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes. Apesar de existirem outros frutos como a maçã ou algumas bagas que também podem ser fermentados, os "vinhos" resultantes são geralmente designados em função do fruto a partir do qual são obtidos (por exemplo vinho-de-maçã) e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas. O termo vinho (ou seus equivalentes em outras línguas) é definido por lei em muitos países. A fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras que consomem os açúcares presentes nas uvas transformando-os em álcool. Dependendo do tipo de vinho, podem ser utilizadas grandes variedades de uvas e de leveduras.

O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6 000 a.C., pensando-se que tenha tido origem nos atuais territórios da Geórgia ou do Irã. Crê-se que o seu aparecimento na Europa ocorreu há aproximadamente 6500 anos, nas atuais Bulgária ou Grécia, e era muito comum na Grécia e Roma antigas. O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos. O deus grego Dioniso e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimônias religiosas Cristãs e Judaicas como a Eucaristia e o Kidush.

Informações sobre o Vinho, que utilizamos com frequência:

Quanto à classe


De mesa: graduação alcoólica de 10° a 13° G.L., possui as seguintes subdivisões:
Finos ou Nobres: Vinhos produzidos somente de uvas viníferas.
Especiais: Vinhos mistos, produzidos de variedades viníf
eras e uvas híbridas ou americanas.
Comuns: Vinhos produzidos predominantemente com variedades híbridas ou americanas.
Frisantes ou Gaseificados: Vinhos com gaseificação mínima de meia atmosfera e máxima de duas atmosferas.
Leve: graduação alcoólica de 7° a 9,9° G.L., elaborado sempre com uvas viníferas.
Espumante: resultante unicamente de uma segunda fermentação alcoólica , possui alto nível de dióxido de carbono, resultando em borbulhas (graduação alcoólica de 10° a 13° G.L.).
Champanhe - É um espumante feito essencialmente com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, mundialmente conhecida, produzida exclusivamente na região homônima na França. Champagne é uma denominação de origem.
Licoroso: graduação alcoólica de 14° a 18° G.L. Adicionado, ou não, de álcool potável, caramelo, concentrado de mosto e sacarose.
Composto ou Fortificado: graduação alcoólica de 15° a 18° G.L., obtida pela adição ao vinho de plantas amargas ou aromáticas, substâncias de origem mineral ou animal.


Quanto à cor

Tinto: produzido a partir de variedades de uvas tintas, com longo contato com a casca da fruta. A diferença de tonalidade depende de tipo de fruto, do tempo e do método de envelhecimento.
Branco: produzido em sua maioria, a partir de uvas brancas. Quando produto de uvas tintas, a fermentação é feita com a ausência das cascas.
rosado, rosé ou clarete: com aparência intermediaria pode ser produzido de duas formas:
De uvas tintas: com breve contato com as cascas que dão a pigmentação ao vinho, que após são separadas.
Por corte: obtém-se pela mistura, de um vinho branco com um vinho tinto.


Quanto ao teor de açúcar

Brut-nature: é aquele sem adição de açúcar, com pouco açúcar ou zero.
Extra-brut: de 0 a 6 g/l.
Brut: até 15 g/l.
Extra-seco: entre 12 e 20 g/l
Seco, sec ou dry: entre 17 e 35 g/l;
Meio doce, meio seco ou demi-sec: entre 33 e 50 g/l;
Vinho suave ou doce: mais de 50 g/l


E aqui no Gigabom, você pode provar de taças ou jarras de vinho Tinto da Serra Gaucha, seco e suave, bem como também algumas garrafas de Concha y Toro.

"Cristo não consagrou a água, o leite ou a coca-cola: consagrou o pão e Vinho, como alimentos do corpo e do espírito"
- Fernando Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário