segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quentão - UP Junho

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Quentão é uma bebida quente tradicionalmente servida durante as quermesses e festas juninas no Brasil. É relacionada às noites frias do período em que ocorrem estas festas, sobretudo na região sul do Brasil. Consiste em uma mistura aquecida de vinho, gengibre, açúcar e especiarias como cravo e canela. Nas regiões sudeste e nordeste do Brasil o Quentão é feito com cachaça ao invés do vinho, devido às grandes produções canavieiras dessas regiões e maior dificuldade de acesso ao vinho, largamente produzido no sul brasileiro, assim como o frio mais ameno durante o inverno, o que estimulava a mudança do quentão de vinho da região sul, onde se evaporava o álcool da bebida para ser consumido também por crianças e todas pessoas durante o rigoroso inverno, para uma bebida de consumo adulto durante a comemoração das festas juninas.



Receita de Quentão

Ingredientes:
1 garrafa de vinho tinto suave (750ml)
½ copo de cachaça (100mL)
½ copo de água
5 colheres de açúcar (sopa)
2 colheres de cravo da índia
2 pedaços de canela (pau)
1 pedaço de gengibre a gosto

Modo de preparo:
Cozinhar numa panela em fogo brando.
Depois que levantar fervura deixar uns cinco minutos e esta pronto para beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário