terça-feira, 19 de junho de 2012

Toledo participa da Rio+20 a partir de terça

O prefeito de Toledo José Carlos Schiavinato estará no Rio de Janeiro de 19 a 21 de junho. Ele, juntamente com o assessor de Captação de Recursos, Luiz Alberto Cypriano, e a bióloga, Lilian Queli Cardoso, gestora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município, irão participar como ouvintes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. A conferência visa discutir o meio ambiente, a economia verde, a erradicação da pobreza e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável.

A gestora ambiental de Toledo já está no Rio de Janeiro participando do evento. Na segunda-feira, 18, ela representará o município na entrega do diploma pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), pela participação com o projeto TooPedalando, no concurso realizado de FNP para participar da Rio+20. Além de TooPedalando, outros 27 projetos do Brasil foram selecionados para exposição no estande da Frente Nacional dos Prefeitos, durante a Conferência.


“Na segunda receberemos a condecoração do projeto, que foi muito bem aceito pela FNP e pelos avaliadores. O programa é relacionado com a energia renovável, saúde das pessoas e, principalmente, sustentabilidade urbana”, explicou o prefeito. “O TooPedalando é um projeto simples, possível de ser executado em qualquer município.


E o que é mais importante: o custo é zero. O cidadão tem condição de circular pela cidade, gratuitamente”, ressaltou Schiavinato.


Esta será, de acordo com o prefeito, mais uma oportunidade para o Brasil e o mundo conhecer o TooPedalando. No início do ano, o programa foi apresentando no 6º Fórum Mundial de Águas, na França. “A exposição representa muito. É um momento de contar para o mundo as boas experiências feitas em Toledo”, conclui o prefeito.


Na Rio+20, o prefeito e o assessor participarão de dois seminários: o ICLEI, “International Council for Local Environmental Initiatives”, ou governos locais pela Sustentabilidade. O Congresso Mundial que é promovido a cada três anos será realizado pela primeira vez na América Latina, e será uma oportunidade para que prefeitos, representantes de governos locais, organizações internacionais, governos nacionais, financiadores e outros parceiros se reúnam e compartilhem conhecimentos. O evento viabiliza o debate sobre a questão ambiental e a sua interatividade com aspectos políticos, econômicos, urbanos, sociais e culturais, relacionando o desenvolvimento sustentável. O outro seminário será os “Diálogos Federais: por uma agenda Nacional de Desenvolvimento Sustentável”.



Fonte: Prefeitura de Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário